top of page

1991

Com uma visão voltada para o futuro, em abril de 1991, José Afonso Baldissera e sua esposa Agnes Ana Pisani Baldissera fundaram a Publish Center Editoração Gráfica S/C Ltda, na sala 132 do Edifício Columbia, centro de Rio Claro. Incentivado pelo Engenheiro João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, proprietário da Gurgel Motores, o jornalista e publicitário montou sua agência para continuar desenvolvendo o trabalho de publicidade e propaganda para a fábrica de automóveis, além disso, editorava textos, produzia cópias em laser PB, alguns anúncios para jornal e folhetos de varejo. Apesar do mercado publicitário em Rio Claro ser retraído, a ideia de instalar uma agência de propaganda na cidade foi bem sucedida e outros clientes foram conquistados.

1996

A Publish começou a atender a Ápia Veículos – concessionária Volkswagen - para quem desenvolveu folhetos, anúncios, spots e o seu primeiro jingle. Hoje a Ápia é uma Rede de Concessionárias com lojas em várias cidades da região. Neste mesmo ano iniciou o atendimento à Rede de Supermercados Enxuto, criando anúncios e folhetos onde os produtos anunciados tinham que ser fotografados em um estúdio da cidade, que imprimia as fotos para serem scaneadas, tratadas para só depois ilustrarem as ofertas. Scanners de mão, programas como Ventura, máquinas de escrever e past-up – montagem de mídias impressas, como folhetos e anúncios, manualmente através da distribuição da fotocomposição em pranchas - eram recursos bastante utilizados nessa época. Ainda neste ano, a emissora de televisão EPTV São Carlos, afiliada da TV Globo, estendeu seu sinal para Rio Claro e região, abrindo possibilidade para que as empresas locais pudessem anunciar, com um custo bem abaixo do antes praticado e para um público mais segmentado. Assim a Publish, que antes anunciava poucos clientes na EPTV Campinas pelo alto custo da inserção, passou a criar e veicular comerciais na região central. Em Rio Claro foi uma das primeiras agências a colocar seus clientes nessa mídia. Os roteiros eram escritos pelo José Afonso, que contratava um estúdio da cidade de Campinas, e mais tarde da cidade de Matão, para produzir os filmes que depois eram gravados em fitas U-Matik para serem enviados à TV. O primeiro comercial veiculado pela Publish na TV foi do cliente Gallo Decorações.

1998

A Publish que antes era uma agência sem paredes, montou seu pequeno departamento de criação com 2 funcionários e contratou um atendimento para suprir as necessidades na ausência do José Afonso. Neste mesmo ano, no dia 16 de dezembro, a agência foi certificada pelo CENP – Conselho Executivo das Normas Padrão. A visibilidade de alguns trabalhos possibilitou o aumento de clientes e a necessidade de ter seu espaço e quadro de funcionários ampliados, integrando assim mais uma sala do mesmo andar. A agência passou a ser dividida nas áreas de administração, atendimento, criação, tráfego e ganhou também um pequeno estúdio de fotografia.

2003

Uma sala inteira foi disponibilizada ao departamento de criação da Publish, que teve o seu número de equipamentos e funcionários ampliados novamente, dando oportunidade de trabalho aos alunos do curso de publicidade e propaganda das Faculdades Claretianas de Rio Claro. E o atendimento, que ganhou sala própria, passou a trabalhar com três profissionais, além do José Afonso que desenvolvia todos os papeis dentro da agência. Os profissionais que já trabalhavam na agência e os que depois foram contratados conquistaram o seu espaço, adquirindo cada qual sua função na Publish e na vida profissional. A Publish Center tornou-se reconhecida no mercado publicitário como uma agência com credibilidade, e continuou a crescer devido aos clientes conquistados e ao esforço e empreendedorismo de seus responsáveis. Desenvolveu conceitos e quebrou paradigmas na propaganda com um modelo revolucionário de atendimento, baseado na criatividade e na rapidez e com uma visão mercadológica na velocidade dos tempos modernos.

2007

A Publish contratou um diretor de criação e mais tarde conseguiu reunir profissionais aptos a exercerem as funções de planejamento, mídia e web, além dos departamentos que já existiam. Apesar dos trabalhos da agência continuarem passando pelas mãos do seu proprietário, puderam ser delegados a cada área, mas sempre com a supervisão e aprovação de José Afonso. A Publish tornou-se uma agência ampla e mais qualificada para desenvolver com eficiência a estratégia e a comunicação dos seus clientes. Cadastrada nas principais mídias do país como emissoras de TV, jornais, rádios, revistas e mídias alternativas, a Publish favorece o cliente em negociações e melhores aplicações em todo o território nacional, além de contar com a parceria de profissionais, empresas e prestadores de serviços, formando uma rede para atender o cliente em todas as suas necessidades.

2010

Com a mesma visão de futuro que o fez lançar no mercado publicitário a Publish Center, José Afonso causa uma transformação física e conceitual na empresa, transferindo sua história e sua bagagem para um ambiente construído de acordo com as reais necessidades de uma agência de propaganda e publicidade. Uma casa nova com novos conceitos. A Publish deixa para trás o ultrapassado e dá lugar a novas formas de pensar e agir, retrata nas suas paredes a fase do modernismo, inspirada na obra do pintor holandês Piet Mondrian, chamada “Blocos de Cor”, e no seu âmago um ambiente simples, moderno e agradável foi projetado, com instalações funcionais que valorizam luz e espaço.

2016

A Publish completa 25 anos e deixa de ser Publish Center para se tornar Publish Propaganda, mais completa para um mercado mais exigente do que nunca. Renovando-se todos os dias, a Publish sustenta uma diretriz de atualização com novos modelos de publicidade e propaganda. Trabalha por intermédio de diferentes pessoas e critérios, atua em várias atividades e atinge muitos objetivos, com os melhores resultados. A Publish valoriza o investimento que o cliente dedica à propaganda, acredita que um espaço de mídia pensado vira uma grande ideia, e as grandes ideias ninguém esquece. Cada vez mais antenada com as transformações da sociedade atual e do mercado, a Publish acompanha o avanço acelerado das novas tecnologias e entende que os profissionais de propaganda devem adotar uma postura de vanguarda diante do mercado que está em constante mudança.

2019

Acompanhando as necessidades do mercado, a Publish mais uma vez amplia suas possibilidades e, utilizando a experiência de longos anos, cria um novo departamento: design, criação e desenvolvimento de caixas, embalagens e rótulos, para atender a essa demanda que é cada vez mais presente dentro da agência.

Sem perder o foco no avanço da comunicação, e entendendo que novas mídias e novas formas de propagar ideias surgem todos os dias, a Publish amplia também os serviços relacionados à mídia digital, contando com profissionais especializados em programação e gerenciamento das mídias sociais e antenados em tudo o que acontece no mundo online e offline.
A tecnologia avança, novas necessidades surgem para o mercado e a Publish Propaganda continua se modificando para estar sempre atualizada no que há de mais moderno e funcional na comunicação, mantendo o pioneirismo e a sua essência que é atender de forma completa seus clientes, oferecendo sempre o melhor e o principal: trazendo resultados.

bottom of page